quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dúvidas e Curiosidades sobre o Mel.


Eu sou uma amante de Mel. Aliás a frase mais repetida pelos meus maravilhosos primos que me remedavam na infância era: " Madrinha, me dá mel !!!"

Pois bem, muitas pessoas tem dúvidas em relação a como identificar se o mel é puro ou não, alguns dizem que se o mel cristaliza não é puro, e outros defendem que mel bom, é o mel que cristaliza.

Essa e outras dúvidas e curiosidades seguem abaixo, texto cedido pelo meu amigo Marcelo Prestes.

Algumas curiosidades sobre o MEL

O MEL verdadeiro cristaliza?
Sim. Todos os méis são líquidos quando produzidos pelas abelhas, mas com o decorrer do tempo eles podem cristalizar-se, principalmente em climas frios, pois a cristalização ocorre rapidamente quando o mel é armazenado a temperaturas abaixo de 18°C.

Posso consumir mel cristalizado?
Sim. O mel cristalizado possui o mesmo valor nutritivo do mel líquido. Se desejar descristalizá-lo basta colocar o recipiente em "banho-maria" com temperatura não superior a 40°C, pois o mel contém vitaminas e enzimas termolábeis, isto, é que são destruídas com o calor excessivo.

O mel puro engorda?
Não. O mel é um alimento pré digerido pelas abelhas. É assimilado rapidamente pelo organismo humano, entrando na corrente sanguínea sem deixar resíduos e sem transformar-se em tecido adiposo ou gorduroso.

O mel puro provoca cáries:
Não. O mel é um alimento recomendado por dentistas e médicos, pelo seu alto valor nutritivo e por não ser cariogênico, ou seja os açúcares que o mel contém são diferentes do açúcar branco porque não possuem ácidos que agridem os dentes .

Quais são as propriedades terapêuticas do mel?
Além de ser um alimento natural altamente energético, atua beneficamente no sistema digestivo, circulatório, aumenta a resistência do organismo a uma série de enfermidades, como bronquites, gripes, resfriados, além de ser excelente para aliviar a tosse.

Que nutrientes o mel puro possui?
Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B8 e B9 - Vitamina PP - Vitamina C - Proteínas - Aminoácidos - Enzimas - Hidratos de Carbono - Fósforo - Cálcio - Magnésio - Potássio - Ferro - Colina - Acetilcolina - Ácido Pantatênico - Ácido Fólico, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário