quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Proteína Isolada da Soja - PIS



 A proteína isolada de soja (PIS) pode ser usada em muitas receitas culinárias em substituição a farinha branca, e com benefícios superiores, pois é praticamente Zero em Carboidrato. Conheça seus benefícios:

A PIS é produzida a partir dos flocos de soja através de um processo que utiliza extração aquosa e aquecimento mínimo. Este produto é praticamente livre de carboidratos e de gordura, tendo 90% de proteína em peso seco. 

Segundo a ANVISA, a proteína isolada de soja é a fração proteica da soja por processo tecnológico adequado. 


Este tipo de proteína de soja é de origem vegetal de alta qualidade que ajuda na formação e manutenção da massa magra e do tecido corporal magro. Sua função nutricional é como fonte de aminoácidos essenciais e nitrogênio para síntese de tecidos e outros componentes necessários para o funcionamento e crescimento normal do organismo. A PIS possui qualidade equivalente às proteínas da carne, leite e ovos. Ela possui PDCAAS de 1.0, que é o mais alto escore que uma proteína pode possuir, pois apresenta os aminoácidos necessários para adultos e crianças.

É considerada uma proteína de alto valor biológico. Este produto é um excelente repositor de proteínas para pessoas que fazem atividade física e desejam aumentar a massa muscular e pessoas com necessidades de um aporte proteico maior. Dos vinte aminoácidos que o ser humano requer, onze são produzidos pelo nosso corpo; os outros nove devem ser obtidos pela alimentação. A proteína isolada provê todos os noves restantes, tornando-se uma proteína completa.
  
A ingestão regular de PIS pode aumentar a produção endógena de Tiroxina (T4), hormônio estimulante de tireóide (TSH) e Triodotironina (T3), e manter a insulina estável quando comparada a outros tipos de proteína como caseína e proteínas de peixe. O hormônio Tiroxina é o principal regulador da taxa metabólica, ou seja, quanto mais Tiroxina, mais rápido o metabolismo. Este suporte é bastante útil para atletas em fase de definição muscular quando se tenta perder o máximo possível de gordura corporal. A proteína isolada de soja causa uma maior retenção de nitrogênio e maior perda de gordura corporal durante uma fase de pouca ingestão calórica quando comparada com Caseína.
  
A proteína Isolada de Soja fornece grandes quantidades de:

• Arginina: o aminoácido tem um papel-chave na estimulação da liberação de hormônios anabólicos que promovem a formação muscular. A arginina ainda desempenha vários outros papéis importantes na vida dos atletas, como auxiliar na redução do estresse fisiológico, melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e aumentar a função imunológica;

• Glutamina  é um aminoácido considerado fundamental durante o estresse metabólico, pois aumenta o balanço nitrogenado, promove a síntese proteica e aumenta a função imunológica, além de ser precursora da glutationa, que possui efeito antioxidante. Para os atletas um fator importante é o fato de a glutamina auxiliar na manutenção da hidratação celular e tamponar o aumento excessivo do ácido lático que ocorre durante o exercício;

• Aminoácidos de cadeia ramificada (Leucina, Isoleucina e Valina): os aminoácidos de cadeia ramifica, leucina, isoleucina e valina, são usados como fonte de energia durante o exercício físico. Nos primeiros 15 minutos de exercício, de moderado a intenso, o glicogênio muscular fornece a glicose para o abastecimento do músculo. Após 15 minutos de exercícios, os ácidos graxos e os aminoácidos de cadeia ramificada são utilizados como maior fonte de energia.

Demais benefícios à saúde dos atletas: prevenção de doenças cardíacas, diminuição significativa do colesterol total, LDL colesterol, triglicerídeos, não afeta o HDL colesterol, reduz o risco de doenças cardíacas coronarianas através da promoção de uma redução significativa nos níveis de colesterol plasmático. 

Na Universidade Federal do rio Grande do Sul, em 2009 foi feita uma pesquisa de doutorado -"Efeitos do consumo de proteína de soja isolada sobre os níveis de lipídios séricos em mulheres" comprovou  que o consumo de proteína de soja isolada é mais efetivo do que a proteína total do leite, após quatro semanas, melhorando os níveis de colesterol total em mulheres adultas.

Pode ser encontrada facilmente na Zona Cerealista de São Paulo, que fica próxima ao metrô da linha vermelha Pedro II, e custa em média R$18,00 o Kg.

Fonte Original da Matéria: http://dietadodratkinsbrasil.blogspot.com.br/2012/10/o-que-e-pis.html

3 comentários:

  1. Oi Renata,
    estou fazendo a dieta Dukan,vc sabe dizer se pode usar a PIS?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. pode..eu faço dukan e uso pois é 0 carboidrato

    ResponderExcluir
  3. Ola Renata, sabe dizer algum rotulo ou local de compra, moro fora da capital e não acho para comprar por aqui. Achei esse link https://www.estacaodosgraos.com.br/proteina-soja-isolada-90-pis-onde-comprar-achar-encontrar-preco-por-quilo-kilo-grama-kg-g-valor-nutricional.html sabe me dizer se é esse tipo mesmo ? Obrigado.

    ResponderExcluir