sábado, 12 de janeiro de 2013

Dieta Dukan



Muitas pessoas têm me perguntado como funciona essa Dieta do Dr.Dukan, na realidade a pergunta é outra: “Nossa como você está magra, que dieta é essa que você está fazendo???”

Bem, recomendo primeiramente todas as pessoas a lerem o livro “Eu Não Consigo Emagrecer” do Dr. Pierre Dukan, médico neurologista que acabou virando um médico especialista em Dieta e criou um método constituído em 4 fases, no qual ele afirma que se a pessoa seguir a risca seu método além de emagrecer relativamente mais rápido que outras dietas, nunca mais voltará engordar.

Até aí nenhuma novidade, todas as dietas parecem prometer a mesma coisa. Porém ao analisarmos com calma a dieta, e testá-la realmente comprovamos os benefícios deste método Dukan.

Basicamente as duas primeiras fases da Dieta é focada nas proteínas, “eliminando” carboidratos, gorduras e açúcar. Algumas pessoas podem achar similar com a dieta do Dr. Atkins muito aclamada alguns anos atrás e mal falada por toda a sociedade médica, porém tem algo crucial na Dieta Dukan que a torna muito mais saudável do que a do Dr. Atkins. Aqui as GORDURAS estão proibidas. 

Então esqueça o Creme de Leite, esqueça frituras, esqueça inclusive o Azeite que está proibido nas duas primeiras fases.

Vamos as fases:

Eu aconselho as pessoas entrarem no site www.dietadukan.com.br e preencherem um questionário gratuito, pois através deste você saberá quantos dias deverá fazer cada fase. Para cada pessoa a quantidade de dias é diferente.

Antes de entrarmos na fase preciso fazer um (Parênteses) para falar da Água. O excesso de Proteína no organismo sobrecarrega os rins. Se você não consumir pelo menos 2 litros de água por dia, esqueça essa dieta !!! E terminantemente proibido consumir menos de 2 litros de água por dia.

Fase 1 – Fase do Ataque Nessa fase que pode durar de 3 a 7 dias (Entre no site para saber quantos dias deverá fazer) é constituída só de proteínas e quase nada de carboidratos. Não há limites de quantidade dos alimentos que deverá ser consumido. É isso mesmo, deu fome, pode comer sem culpa (Mas não vai exagerar né?,rs) e procure comer de 3 em 3 horas. A regra é não passar fome e consumir muita água (2 Litros no mínimo por dia). Nessa fase a pessoa elimina de 2 a 5 Kg. Eu eliminei 3 Kg em 6 dias.

Nos dias que é só proteínas o que você pode comer: (Fase 1 e Fase 2)

Ovos –Omelete, Ovo Mexido, Cozido, de qualquer jeito, desde que você não use óleo para fazer. Eu gosto de cortar cebola, cheiro verde, peito de peru, queijo e fazer ele mexido ou omelete. Inclusive como ele no café da manhã e às vezes a noite na janta.

Leites –Só desnatado. Iogurtes desnatados (Na primeira e segunda fase evitar iogurtes com polpa de fruta, só se não tiver mesmo jeito como no meu caso que não tomo do outro) Toma cuidado, porque tem alguns iogurtes que mesmo desnatado tem mais que 10 gramas de carboidrato por copinho.

Queijos –Queijos brancos com pouca gordura, ou até mesmo zero. Requeijão zero da Danúbio (Não existe outra marca zero), queijos Processados Lights como o Polengui, Danúbio, etc. Mussarela de Búfala. Queijo Cottage, Cream Chesse Light.

Processados – Presunto Magro, Peito de Peru, verificar o Rosbife (Como eu não como, só precisa ver na embalagem que se ele não tem muita gordura ou muito carboidrato)

Carnes –Todas as partes magras das carnes vermelhas de boi, porco, e aves. Proibido partes gordurosas como costela, picanha, pele de frango, etc.

Peixes –Todos os peixes e frutos do mar liberados, desde que não sejam fritos.

Farelo de Aveia – Primeira e Segunda fase 2 colheres de sopa de Aveia por dia. Terceira e quarta fase , 3 colheres de sopa de aveia por dia. (Esse é o único alimento que você deve comer sem exceção todos os dias, não pode pular, e após comer a aveia procurar tomar ao menos um copo grande de água em seguida)

Temperos:Todos os temperos naturais estão liberados (Cebola, Alho, Orégano, Salsa, Cheiro Verde, Hortelã, etc), Sazon Zero, Vinagre, Molho de Soja Light e Mostarda.

Bebidas –Refrigerante Zero, Chá Zero, Sucos Aromatizados Diet, Café Puro ou Adoçado com Adoçante Dietético e água, muita Água !!!

Doces – Gelatina DIET e achocolatado DIET.

Fase 2  - Fase do Cruzeiro – Essa fase levará você até o seu objetivo final de emagrecimento. Ou seja, enquanto você precisar emagrecer, você ficará nessa fase. Você elimina em média 1 Kg por semana na fase do Cruzeiro.

Você um dia se alimenta só de Proteínas, e no outro dia se alimenta de Proteínas + Legumes + Verduras, depois mais um dia só de proteínas e por aí vai. Dia sim, dia não. Notaram que ele libera verduras e legumes mas não libera frutas né? Pois bem, frutas só a partir da terceira fase, pois apesar de ser saudável, frutas tem muito açúcar e carboidrato. E na fase de emagrecimento está fora.


Nos dias que de proteínas c/Legumes e Verduras: Fase 2

Legumes :Vagem, Cenoura, Chuchu, Berinjela, Pimentão, Tomate, Cebola, Brócolis, Couve-Flor, Palmito, Beterraba, Abobrinha, Abóbora e outros. (Legumes proibidos na primeira e segunda fase: Batata, milho, ervilha, mandioca, grão de bico, tubérculos em geral, todos com alto teor de carboidrato)

Verduras:Todas verduras liberadas.

Molhos:Molho de Tomate Zero (Aqui em São Paulo encontra fácil no Mercado), pode-se fazer também molho com iogurte desnatado, ou com Requeijão Zero. Não poderá ser consumido nenhum tipo de molho pronto aqueles que levam em sua composição óleo.

Fase 3 – Fase da Consolidação – Ok, agora você conseguiu eliminar aqueles quilinhos que estavam te incomodando. Se você parar sua dieta aqui, e voltar a se alimentar normalmente, pode esquecer!!! Você vai engordar tudo de novo e ainda vai ganhar mais alguns quilinhos extras. 

Essa fase, a meu ver, é a Fase mais importante de toda a Dieta. Porque você vai ver que não é tão difícil emagrecer com a dieta Dukan. Você come para caramba, e vai virar um especialista em preparar pratos deliciosos com pouco ou nada de carboidratos. Mas o difícil é manter o peso depois sem voltar a engordar.

A Regra é clara, para cada quilo que você perdeu, você deverá fazer 10 dias de Consolidação deste Peso. Assim, se você perdeu 10 Kg, ficará 100 dias consolidando seu peso. Se perdeu 20 Kg, ficará 200 dias consolidando. Faça as contas.

Nessa fase você não vai eliminar quilos, e sim manter o seu peso atual !!!

Aos poucos será liberado alguns alimentos que estavam proibidos na primeira e segunda fase, como as frutas por exemplo. Porém agora o consumo seguirá uma limitação de quantidade que não acontecia nas duas primeiras fases.

Refeição de Gala – O dia mais esperado de todos !!! Nessa você, na primeira metade dos dias que você fará a consolidação você terá direito a 1 (Uma) Refeição de Gala, e na segunda metade terá direito a 2 (Duas) Refeições de Gala por semana. Isso significa que você vai escolher um dia da semana, e apenas uma refeição para comer o que quiser, com direito a entrada, prato principal e sobremesa.

Para saber mais quais alimentos voltam a integrar seu cardápio, sugiro a leitura do livro que explica detalhadamente. Como ainda não cheguei nesta fase, o que eu sei é o que eu li por cima.

Fase 4 – Fase da Estabilização -  Essa fase vai te seguir por toda a vida. Você se comprometerá a reservar um dia na semana que manterá apenas com Proteínas. Nos outros 6 dias você está liberado para se alimentar normalmente. Deverá consumir duas colheres de sopa de farelo de aveia, e fazer 20 minutos de caminhada por dia. Apenas isso. Com esses 3 conselhos, o Dr. Dukan garante que você não sofrerá com o efeito sanfona.

Claro que se você enfiar o pé na Jaca, nada o impede de voltar a fazer aí uma semaninha só de Proteínas, mas meu filho, depois de ficar mais de 1 ano aprendendo a comer direitinho, duvido que você volte para os velhos hábitos.

Enfim, estou dois meses e meio de Dieta e lá se foram dois números do guarda-roupas. Estou tão feliz com o resultado, que nem reclamei de comprar roupas novas. (15 Kg Eliminados)
Não é a toa que por onde eu passo, todos me perguntam como eu consegui. Só fico triste quando perguntam se estou tomando remédio. Sacanagem né? Depois de tanto esforço !!! Mas  está aí o meu segredinho, que agora faço questão de compartilhar com todos.

Eu recomendo a Dieta Dukan !!!

8 comentários:

  1. Muito boa esta dieta, estou fazendo em 2 meses e meio,já eliminei 14 kg...Recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, fico feliz que também esteja conseguindo. Acho que o momento mais crítico foi as Festas de Fim de Ano, que eu só abri a mão da Dieta por um pedaço de Chocotone, mas o resto me mantive na Linha.

    ResponderExcluir
  3. pelo que sei as quantidades de aveia são 1 1/2 col. - Ataque // 2 col.Cruzeiro // 2 1/2 Consolidação e 3 na Estabilização, não seria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo depende do tamanho da colher. Utilizei a quantidade postada no post acima sem problemas.

      Excluir
  4. Eu li o livro e diz que vc precisa de 1,5 litros de água por dia. É isso q eu tomo...

    ResponderExcluir
  5. (=':'=)(=':'=)(=':'=) Olha, eu estive procurando sobre dieta na internet e encontrei esse site aqui falando sobre esse assunto, gostaria de saber se alguém já obteve resultados e se tem alguma contra indicação? :-) (ɔ• .•)ɔ

    ResponderExcluir
  6. Farelo de aveia na fase ataque é 1 colher e meia.

    ResponderExcluir
  7. Olá...boa tarde! Realmente pode a mussarela de búfala na cruzeiro??? Foi difícil achar e quando achei vi em um blog que seria a partir da consolidação, porém, antes também tinha entendido que podia a partir da cruzeiro... bjos

    ResponderExcluir