terça-feira, 17 de maio de 2016

Estagnação na Dieta (Alimentos Tolerados)

 
 
Agora, de volta a Dukan, fiz ela a primeira vez em (2012), existe na internet uma infinidade de receitas para esta dieta. Eu acho isso ótimo, porque diversificar o que você come, além de ser mais saudável, é um grande aliado para você fazer da alimentação saudável seu estilo de vida.
 
Porém me preocupa a quantidade de alimentos "Tolerados" que a gente permite na nossa dieta. Porque se não tomarmos muito cuidado a balança começa a estagnar.
 
Me lembro que da primeira vez que fiz a dieta, eu ainda não tinha a receita do pão que eu e minha mãe adaptamos para a dukan com farelo de aveia. Nos primeiros 3 meses perdi com mais facilidade aquele 1 quilo por semana, quando adicionei o pão dukan  o esforço tinha que ser bem mais para eliminar 1 quilo.
 
Existe uma infinidade de produtos que não são mencionados como tolerados. Mas eu sou da seguinte opinião: Leia os rótulos. Tabelas Nutricionais e façam as contas. A regra é nada açúcar, pouquíssima gordura, pouquíssimo carboidrato. Me lembro que quando eu li o livro a primeira vez, acho que vi mencionando a quantidade de 50 grs de carboidrato por dia que poderíamos consumir.
 
Esse post surgiu porque fui dar uma olhada na tabela nutricional do amido de milho em relação a farinha de trigo, e me assuntei, porque amido de milho tem mais carboidrato do que a farinha branca. Claro que a farinha branca tem glutem e não é considerável tão saudável quanto as demais farinhas. Mas curiosamente a maisena é considerada um tolerado. Quando digo tolerado é porque tem limitação de quantidade a ser consumida diariamente.
 
E aí eu estava pensando se talvez a milharina (farinha de milho) poderia ser considerado um tolerado na dieta também, e se eu poderia fazer cuscuz a paulista para diversificar. Estava atrás também da tabela nutricional. Vou procurar em casa, já que eu tenho esses produtos na dispensa.
 
O importante é ter em mente, que é super legal diversificar a dieta, mas devemos tomar muito cuidado com os tolerados, para não estagnar na balança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário