segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Mitos e Verdades sobre a Dieta Dukan


Mitos e verdades sobre a dieta Dukan

Regime de perda de peso conquistou celebridades como Kate Middleton Jennifer Lopez e Penélope Cruz
Kate Middleton é uma das celebridades adeptas a dieta do médico francês / John Stillwell/Pool/AFPKate Middleton é uma das celebridades adeptas a dieta do médico francêsJohn Stillwell/Pool/AFP
Você já ouviu falar na dieta Dukan?  Ela ficou famosa depois de cair nas graças de algumas celebridades como a duquesa de Cambridge Kate Middleton, a cantora Jennifer Lopez e a atriz Penélope Cruz.

O método já conquistou mais de 30 milhões de adeptos por todo mundo. Atualmente o livro “Eu não consigo emagrecer” (Ed. BestSeller), que explica a dieta detalhada, é o mais vendido no Brasil na categoria não ficção.

Desenvolvida pelo médico francês Pierre Dukan, a principal razão para o seu sucesso é que ela apresenta resultados efetivos e de longa duração sem causar o temido efeito sanfona.

Apesar de ter a pegada de “coma o quanto quiser”, o método é bem restritivo, e a falta de carboidratos é sua principal característica. Outro fator importante é que além de emagrecer, o regime também promete manutenção do peso por toda vida.

A dieta é composta por quatro fases iniciais: Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização

Confira a seguir as principais dúvidas listadas pelo nutrólogo Pierre Dukan:

1. A dieta Dukan é criticada por alguns médicos e nutricionistas por ser considerada radical. Ela pode prejudicar a minha saúde? 
Absolutamente, não.  Ela não representa nenhum risco para a saúde (33 milhões de leitores e nenhum problema de saúde), como também está associada a uma melhora da diabetes, da hipertensão, da redução do risco cardiovascular, da apneia do sono. Além disso, é utilizada pelas crianças epilépticas intolerantes à medicamento epiléptico. Enfim, recentes estudos norte-americanos demonstraram que a dieta é capaz de melhorar as insuficiências diabéticas.

2. O corte de carboidratos nas duas primeiras fases da dieta irá me deixar fraco ou com tonturas? 

De jeito nenhum. A única precaução que é preciso tomar destina-se às pessoas hipertensas que seguem um ou vários tratamentos para manter a pressão em nível normal. A dieta age como um mecanismo capaz de baixar a pressão e faz com que a medida que se perde peso. Torna-se importante pedir ao médico uma avaliação para a diminuição dos medicamentos. Vários pacientes com sobrepeso ou obesos puderam parar de tomar os medicamentos, pois já não precisavam mais deles.

3. A dieta Dukan e a Atkins são a mesma dieta? 
Não, a dieta é composta por 100 alimentos dos quais 72 ricos em proteínas, porém pobres em lipídios (gordura) e 28 legumes, e que são autorizados comer à vontade. A dieta Atkins autoriza as proteínas à vontade assim como eu, mas autoriza também as gorduras de origem animal à vontade enquanto eu as proíbo.  Além disso, a dieta Atkins não permite, - ou autoriza muito pouco a ingestão dos legumes, enquanto esses são um dos pilares da minha dieta. A principal diferença entre ela é que a dieta Atkins não propõe um programa de estabilização, enquanto eu ofereço duas fases, a de consolidação (3ª fase) e a de estabilização definitiva (4ª fase) para a manutenção do peso obtido. Por último, Atkins não preconiza atividade física enquanto eu prescrevo 20 minutos de caminhada na fase de ataque, 30 minutos durante a Cruzeiro, 25 minutos na Consolidação e 20 minutos para o resto da vida quando estiver na Estabilização.

4. Qual a diferença entre a Dieta Dukan e uma dieta balanceada? 
A dieta equilibrada é uma dieta que permite comer de tudo um pouco, permitindo 55% do valor alimentar diário em forma de carboidrato.  É uma dieta saudável e normal para pessoas que não estão com sobrepeso e que não querem engordar. Porém esta dieta equilibra o peso, mas não faz emagrecer. Se você tem 10 kg ou 20 kg a mais, uma dieta equilibrada lhe impedirá de continuar a ganhar peso, mas se você quiser emagrecer, vai precisar seguir uma dieta mais radical e eficiente.

5. Há alguma contra indicação para a dieta? 
Não, mas não se deve seguir uma dieta antes do final da fase de crescimento, ou seja, não antes dos 17 anos ou sem acompanhamento médico. Também, em caso de diabetes insulinodependente, nem ao longo da gravidez. E evitar emagrecer em caso de insuficiência renal severa.

6. Existem críticas sobre a dieta que consideram que ela tem efeitos nocivos para o rim e o intestino. Como se defender sobre isso? 
Isso é falso, as críticas não são cientificas, pois é exatamente o contrário. Minha dieta, como todas as dietas cetogênicas, ou seja, muito pobre em hidratos de carbono, são capazes de melhorar os rins doentes. E graças a seu bom teor em proteínas, minha dieta é ideal para o intestino. Mas é importante respeitar a regra de 2 litros de água e o consumo do farelo de aveia para evitar a constipação.

7. Por que a dieta é considerada para a vida toda?

Porque se o sobrepeso é um fracasso é porque todas as dietas, qualquer que seja o país, terminam quando o peso desejado é alcançado. O médico ou o método adotado recomenda “comer com moderação” e somente. Razão pela qual 97% das pessoas que emagreceram engordaram após 4 ou 5 anos. Até os 58, eu fazia a mesma coisa e tinha a desagradável surpresa de ver meus pacientes engordarem.  Então, eu estabeleci o que eu chamo de pós-dieta e minha fase de consolidação. Melhorou, mas não resolveu. Nos anos 90, eu então acrescentei a 4° fase que é a estabilização que consiste em 3 regras simples e fáceis a serem seguidas pelo resto da vida: a quinta-feira proteica, 20 minutos de caminhada (e subir escadas) e 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

8. Quais os alimentos que posso consumir na primeira e na segunda fase da minha dieta? 

Primeira fase, todos os alimentos ricos em proteínas como a carne (magra, churrasco, bife, etc), costela e escalope de vitela. Todos os peixes de água salgada ou doce, surimi, salmão defumado, atum natural e lata. Todos os frutos do mar. Todas as aves sem a pele, exceto pato e ganso. Os ovos, presuntos magros, peito de peru light, bresaola. Os laticínios magros (iogurtes 0%), o tofu, seitan e 2 litros de água.  Na fase de cruzeiro, todos os alimentos acima citados acrescidos de todos os legumes, com exceção dos feculentos (batata, lentilha, grão de bico, mandioquinha etc).

9. O farelo de aveia irá me ajudar a emagrecer. De que forma? 
O farelo de aveia é o único alimento que hoje possa se prevalecer de uma ação emagrecedora. E isso se explique por 3 razões : poder de absorção até 20 vezes seu volume de água, sua sensação de saciedade e seu estímulo ao funcionamento do intestino. O que representa uma perda de caloria de 5% dos alimentos consumidos. Por último, o farelo permite preparar várias e deliciosas receitas da dieta (crepes, panquecas, muffins, massa de pizza, etc). Em fase de ataque, a dose é de 1.5 colheres de sopa por dia, na fase de cruzeiro 2 colheres por dia, na consolidação 2.5 colheres por dia e na estabilização 3 colheres para o resto da vida. 

10. Todos os alimentos diet e light são liberados? 
Somente os alimentos lights que não contém açúcar (zero açúcar) como o chiclete, os refrigerantes zero. A menção diet não é suficientemente adequada legalmente e pode nos enganar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário