sexta-feira, 17 de junho de 2016

Misto Quente c/Molho Branco - Dukan


Não sei quanto a vocês, mas o frio me paralisa!!! Esse final de semana que passou, estava tão frio, mas tão frio aqui em São Paulo que não consegui fazer minhas comidinhas, a não ser, a Receitinha que vim postar hoje.
Estava passeando pelo Face e vi uma receitinha parecida, e opa já adaptei para a Dukan. Ainda mais para um domingo que a gente tem vontade de comer uma coisinha diferente.
O que eu mais gostei dessa receita, é que além de ser realmente gostosa, o preparo dela é muito rápido.
Ingredientes:
300 grs de presunto magro
300 grs de mussarela light / búfalo
1 pacote de pão de forma light (Gente não consegui fazer o pão, então no Carrefour eu encontrei um pão da Pulman Light sem Casca. Cada fatia dele tem 6 gramas de carboidrato, o que geralmente tem no nosso pão de aveia)
Para o molho branco:
1 cebola bem picadinha
1 colher de sopa de margarina becel azul
1 copo e meio (300 ml) de leite desnatado
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho (maisena)
1 pitada de pimenta do reino
1 colher de café de sal
noz moscada
1 copo de requeijão light ou zero
 
Modo de preparo do Molho.
Frite a cebola na margarina, quando estiver bem fritinho, junte o leite desnatado com a maisena já dissolvida nele, e todos os outros ingredientes, menos o requeijão e a noz moscada. Mecha até o creme engrossar, acerte o sal. Quando estiver grossinho, desligue o fogo, rale um pouco de noz moscada e acrescente o requeijão.
 
Montagem do prato.
Unte uma refratária com margarina becel. Espalhe um pouco de creme branco, forre com o pão, mais um pouco de creme, coloque uma cama de presunto, uma de queijo, um pouco de creme, mais uma de pão, mais um pouco de creme, presunto, queijo, e por último um pouco de creme, uma camada de mussarela e salpique um pouquinho de queijo ralado light, mais ou menos uma colher de sopa.
Leve ao forno pré aquecido, e deixe por 20 minutos para gratinar.
 

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Berinjela Recheada - Dukan





Acho que você deve estar pensando: Nossa essa dieta é muito fácil de fazer, só tem coisas gostosas e você pode comer a vontade. Pois bem, não é bem assim, sabe porque? Porque você tem que ir pra cozinha fazer !!! E nem todo mundo tem tempo e disposição pra fazer. Mas vou te dizer uma coisa, se você não fizer por você, ninguém fará!
 
Num post anterior eu indiquei uma pessoa que faz aqui em São Paulo, diversas comidinhas da Dukan. Vocês podem procurar ela por " Sabores da Mônica Dukan" pelo facebook, ou simplesmente clicar aqui Sabores da Mônica Dukan. Eu indico as comidinhas dela que super me ajudam quando eu não tenho tempo de preparar. Alías aqui eu já contei que encontrar a Mônica foi crucial para que eu retomasse a dieta após a gravidez.
 
Agora, se você gosta de receitinhas light, e ama Berinjela como eu, segue a receita da Berinjela Recheada que foi preparada pela minha Mãe Iracema. Percebeu que lá em casa todo mundo adora uma cozinha né?
 
- 3 Berinjelas Médias
- 1 Cebola Picada
- 600 Grs de patinho moído
- 1 tomate em cubinhos
- Sal / Pimenta / Cheiro Verde a Gosto
- 2 a 3 colheres de farelo de aveia
- 1 ovo inteiro
- Molho de Tomate Zero
- Mussarela Light
 
Corte as berinjelas ao meio e cozinhe aproximadamente por 3 minutos depois que abrir fervura. Raspe a polpa e reserve a casca.  Junte a polpa a carne moída, com todos os temperos e depois ingredientes e misture até dar liga.
 
Recheie a casa e leve ao forno pré aquecido por aproximadamente uns 40 minutos. Tudo depende do seu forno. Temperatura 200 graus.
 
Depois de assado é só colocar o molho e a mussarela ralada por cima.

 

Mini Tortinha Salgada Dukan - Hora do Lanche / Café da Manhã



Feriadinho bom, e sem jacadas, isso é o mais importante. Mas se você não resistiu e jacou, não chore pelo leite derramado, siga em frente com a dieta.

Acho que na questão das refeições temos uma infinidade de possibilidades na Dukan. Agora em relação ao lanchinho, café da manhã, ainda mais agora no inverno que eu pelo menos detesto comer qualquer coisa gelada ou fria, a gente pode se sentir meio que num mato sem cachorro.

Portanto trago hoje a opção de fazerem mini tortinhas salgadas, com uma massa básica.

Você pode fazer de: Presunto com Mussarela Light, tomate e orégano, pode fazer com palmito, pode fazer com frango desfiado e requeijão light ou zero, pode fazer de atum com requeijão light ou zero, enfim, pode rechear com as opções que mais gosta.
 

Eu utilizei a forminha de empada pra fazer, se você tiver forma de cupcake em casa também dá certo.

Indico o consumo de duas tortinhas dessa por dia. Você pode colocar num potinho no freezer e congelar, e depois esquentar no micro-ondas pra comer. Eu faço assim, e dá super certo.

Receita da Massa do Pão de Aveia:

2 Ovos

2 colheres de iogurte desnatado

2 colheres de leite desnatado de caixinha

5 colheres de farelo de aveia

6 colheres de leite em pó

1 colher rasa de pó royal.

Bate tudo no liquidificador, desliga e coloca uma colherinha de chá bem rasa de pó royal. Bate mais um pouco. A massa tem que ficar mais grossinha.
 

Unte as forminhas (Eu usei becel e farinha de trigo mesmo), e não afetou a perda de peso, ok?

Vou te falar que ficam uma delícia essas tortinhas, que podem ser consumidas inclusive nos dias que é só PP. (Menos aquelas que vão legumes, como palmito, que só consumo nos dias de PL).

domingo, 22 de maio de 2016

Suspiro Diet - Doces que dá pra comer na Dukan.


Não sei quanto a vocês, mas tem horas que dá uma vontade desesperada de comer um docinho. E olha que meu problema é com salgado, doce não sou muito afim.

Então eu fico lendo tudo quanto é tipo de rótulo pra ver se dá pra consumir na Dieta Dukan.

Encontrei no mundo verde esses merenguinhos,  que é feito com clara de ovo e adoçante.São só 5,5 gramas de carboidratos para cada 8 suspirinhos e as calorias são 18 cal pela mesma quantidade.


A dica é consumir no máximo em 3 dias o potinho, porque depois de aberto eles melam e murcham rápido.

Tem de outras marcas no mercado, que também são muito bons. Fica a dica aí pra hora do docinho!

Berinjela Refogada Dukan



Como eu disse, no inverno não gosto de comer nada gelado. Portanto vou postar aqui algumas receitas de legumes refogadinhos que dá pra comer nos dias de PL.

Sei que algumas pessoas não tem muita familiaridade com a cozinha, por isso vou colocar aqui minha receitinha que pode ser adaptada por você.

Ingredientes:
2 Berinjelas Grandes cortas em cubinhos pequenos
1 Pimentão Vermelho cortado em cubinhos pequenos
Alho
Azeite
Sason Legumes
Pimenta, Sal e Óregano,

Corte a Berinjela em cubinhos e vá colocando numa vasilha com água e vinagre para não ficar preta. Depois escorra quando for refogar.

Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de azeite com o alho e frite. Junte a berinjela, e o pimentão com todos os temperos. E refogue. É muito rápido porque os legumes tem tamanho pequeno e refoga tudo rapidinho.

E está pronto.

Rendeu 9 potinhos com duas colheres bem servidas da berinjela.


terça-feira, 17 de maio de 2016

Estagnação na Dieta (Alimentos Tolerados)

 
 
Agora, de volta a Dukan, fiz ela a primeira vez em (2012), existe na internet uma infinidade de receitas para esta dieta. Eu acho isso ótimo, porque diversificar o que você come, além de ser mais saudável, é um grande aliado para você fazer da alimentação saudável seu estilo de vida.
 
Porém me preocupa a quantidade de alimentos "Tolerados" que a gente permite na nossa dieta. Porque se não tomarmos muito cuidado a balança começa a estagnar.
 
Me lembro que da primeira vez que fiz a dieta, eu ainda não tinha a receita do pão que eu e minha mãe adaptamos para a dukan com farelo de aveia. Nos primeiros 3 meses perdi com mais facilidade aquele 1 quilo por semana, quando adicionei o pão dukan  o esforço tinha que ser bem mais para eliminar 1 quilo.
 
Existe uma infinidade de produtos que não são mencionados como tolerados. Mas eu sou da seguinte opinião: Leia os rótulos. Tabelas Nutricionais e façam as contas. A regra é nada açúcar, pouquíssima gordura, pouquíssimo carboidrato. Me lembro que quando eu li o livro a primeira vez, acho que vi mencionando a quantidade de 50 grs de carboidrato por dia que poderíamos consumir.
 
Esse post surgiu porque fui dar uma olhada na tabela nutricional do amido de milho em relação a farinha de trigo, e me assuntei, porque amido de milho tem mais carboidrato do que a farinha branca. Claro que a farinha branca tem glutem e não é considerável tão saudável quanto as demais farinhas. Mas curiosamente a maisena é considerada um tolerado. Quando digo tolerado é porque tem limitação de quantidade a ser consumida diariamente.
 
E aí eu estava pensando se talvez a milharina (farinha de milho) poderia ser considerado um tolerado na dieta também, e se eu poderia fazer cuscuz a paulista para diversificar. Estava atrás também da tabela nutricional. Vou procurar em casa, já que eu tenho esses produtos na dispensa.
 
O importante é ter em mente, que é super legal diversificar a dieta, mas devemos tomar muito cuidado com os tolerados, para não estagnar na balança.


Sopa de Carne e Legumes Dukan


E ontem foi dia de preparar sopa quentinha lá em casa ...
Como eu disse, essa sopa na sua versão sem legumes, pode ser consumida inclusive nos dias de PP (Pura Proteína).
Eu faço uma quantidade grande pra poder congelar, quanto aos legumes, escolha aqueles que você mais gosta e dentro da lista dos permitidos.

Ingredientes:

2 cenouras médias cortadas em cubinhos
1 bandeja de vagem cortada
1 abobrinha italiana média cortada em cubinhos
300 grs de carne (Eu usei coxão mole por ser magro) cortado em cubinhos
250 grs de carne desfiada (Usei a carne louca que eu já preparo e congelo)
2 colheres de sopa de amido de milho
Alho, cebola, pimenta, sazon, sal, cheiro verde, cebolinha (Tempero da sua preferência)
1 ½  litros água quente.
Ovos (Se você curte como eu)


Modo de Preparo.

Frite o alho com um fio de azeite. Acrescente a carne cortada em cubinhos, o sal, pimenta, sazon, cebola.  Frite a carne nesse tempo, e acrescente a água quente. Em seguida, jogue a carne louca dentro, e os legumes. Acerte o sal e os temperos. Quando os legumes estiverem cozidos (Não deixa muito mole não), você dilui as duas colheres de maisena em um pouquinho de água e jogue na sopa. Mexa até ela encorpar. Por último acrescenta o cheiro verde e a cebolinha.

Se você fizer uma grande quantidade pra congelar, não aconselho cozinhar os ovos na sopa pra congelar, porque a textura do ovo muda. A dica que eu dou, e que eu faço aqui em casa é a seguinte.

Pega uma xícara, molha ela com água, e quebra o ovo dentro. Fure com o garfo a gema, e leva ao micro-ondas por 1 minuto ou 1 minuto e meio, desenforme e jogue dentro da sopa. Fica muito gostoso.
 

Aqui em casa eu fiz dois, um pra mim e outro pro meu marido pra comer na noite de ontem. O restante farei conforme for descongelando os potinhos.

Fica muito saborosa! Se for nos dias de só proteína, você pode separar metade da sopa e reservar antes de colocar os legumes.

Você pode mudar a versão para frango. Eu fiz com cubinhos de frango e frango desfiado e ovo, também dei uma encorpada nela, e ficou pra lá de boa.
 

 

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Porque a dieta as vezes não dá certo?



No post da retomada do Blog, eu disse que após minha gravidez, eu tinha tentado retomar a dieta sem sucesso.

Fiz uma análise profunda do porquê não deu certo nas três tentativas:

1º Apesar de ter a plena consciência de que eu precisava perder peso, emocionalmente e fisicamente eu estava esgotada demais para ter foco. Eu não estava na “Vibe” da dieta.

2º Eu estava com uma postura muito flexível para abertura de exceções. Trocava as vezes um dia que era de PP por PL e depois tentava compensar fazendo dois dias ou três seguidos de PP, e as vezes abria exceções principalmente em festinhas e jantares de final de semana, comendo alimentos proibidos na dieta, e depois tentando compensar com uma semana inteira seguida só de PP.

3º E tudo isso se resume a uma coisa só: Faltou disciplina!

A Dukan é uma dieta muito ingrata. A primeira vez que fiz essa dieta, eu fiz ela direta por 9 meses. Em 9 meses perdi 27 Kg. Então acreditem em mim quando eu digo que se você não tiver uma postura rígida perante ela, não adianta, um pouquinho que você sai da linha, é trabalho perdido de semanas. Não é dois ou três dias de proteína seguida que fará você perder aquelas calorias a mais do “deslize”, sabe porque?

Muito além das calorias, está o foco, a determinação, e quando você percebe que se esforçou tanto, passou tanta vontade, e foi só por conta da daquele potinho de arroz doce, daquele pedaço de pizza “Que vc até pediu de abobrinha” que você ficou por dias estagnada, ou até subiu uns ponteiros na balança, você começa a ficar com raiva da dieta, e começa a sabotá-la. Ou seja, se auto sabotar.

Portanto desta vez estou muito radical, sem exceções nenhuma! Fui viajar esse fim de semana e levei todas as minhas comidinhas congeladas. Pelo menos, se não der certo, não terá sido por minha própria culpa.

Se as exceções tiverem que ocorrer, deixa pro final da dieta, quando já estiver muito próximo do seu peso ideal, e não para o começo ou meio dela. Vai por mim, foco e disciplina, e muita, mas muita criatividade nesse cardápio, para não deixar a peteca cair!!!

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Como Organizo Minhas Refeições na Dukan.


Fazer a dieta Dukan demanda muita disciplina em relação a alimentação e rotina.

Apesar de recorrer às vezes a compra de comidinhas prontas da Dukan, infelizmente ainda não ganhei na mega sena acumulada pra fazer disso uma prática.

De volta a cozinha, porque dessa vou fazer pra valer, comecei a pensar no que eu poderia desenvolver para a época do frio que se adequasse a Dukan.

Por exemplo, eu amo sopa, e não queria deixar as sopinhas de fora.



Então, desenvolvi uma sopinha, que se você incluir legumes, vai poder tomar no dias de PL, mas se permanecer só com a carne e o ovo, ou frango e o ovo, vai poder tomar também nos dias de PP. E realmente é uma delícia, até meu marido aprovou! E olha que não combinamos em nada nos gostos alimentares.



Eu tiro um dia na semana pra cozinhar, fazer as receitinhas da Dukan e congelar. Comprei uns potinhos descartáveis (Que eu lavo e aproveito) que podem ir no freezer e no micro-ondas. E com isso eu consigo organizar o que vou comer em cada refeição sem desperdício.











Ao longo dos próximos dias vou postando pra vocês algumas receitas, que não tem nada de mirabolante, mas vou compartilhar como elaboro os alimentos.

De Volta a Dukan!


Gente, não é fácil retomar uma dieta com filhos pequenos. Acho que muitas mulheres se identificam com essa situação. As prioridades mudam, a gente vive em função dos filhos, trabalho, casa, marido, cachorros, e nós? Bem, não sobra  muito tempo para cuidar da gente, principalmente para cuidar da alimentação.

Minha filha já está um ano e nove meses, e eu até agora não consegui voltar ao corpo de pós dukan (1ª vez que fiz a dieta) e antes de engravidar. Eu até tentei retomar neste tempo umas 3 vezes a dieta sem sucesso.

Foi então que eu descobri uma pessoa pelo Face que faz comidinhas para a dieta e comercializa. E eu realmente não conseguia começar, porque não tinha tempo, nem criatividade e nem saco para cozinhar agora.

Comprei um Kit ataque para 5 dias, e paguei pra ver. Foi realmente “Duas mãos na Roda” pra mim. Eu trazia para o trabalho as marmitinhas, esquentava no micro-ondas e almoçava. No jantar não precisava me preocupar, chegava em casa, descongelava a marmitinha, e mandava pra dentro.

Essa pessoa cozinha muito bem, mas confesso que fiquei muito apreensiva com alguns pratos que ela preparava. Porque eram saborosos demais. E tudo que é bom, engorda !!! Essa é uma premissa. Rs

Enfim, ao longo do período de ataque, 3 quilos a menos na balança. A comidinha dela realmente funcionava. Fiquei tão feliz, que encomendei um segundo Kit pra minha mãe, e na outra semana minha mãe começou a fazer também.

Perder os primeiros quilinhos me animou muito a voltar pra cozinha, e me instigou a fazer minhas próprias marmitinhas, afinal, o frio está chegando e fazer dieta no inverno comendo salada fria é fogo. (Pra não dizer outra coisa, rs)

Então, estou retomando a dieta, e com isso o Blog, e se você se identificou com a situação, por diversos motivos não consegue retomar a Dukan (Porque a primeira vez sempre é mais fácil), venha me visitar de vez em quando, que eu vou postar por aqui o que ando aprontando na cozinha e talvez também te inspire a voltar.

Quem quiser o contato dessa pessoa que encomendei os kits me manda o e-mail nas mensagens que eu envio o contato. Ela é de São Paulo, Capital.